Monday, December 19, 2005

Vinicius ajuda a viver

Err.. Oi!

(sem graça)

Bem, eu tinha dito que não ia postar mais, né? Pois então, cá estou eu! É que eu achei uma coisa realmente muuuito boa para não dividí-la com o mundo, seria egoísmo e eu não conseguiria dormir à noite! huah E adivinha sobre o que é? Nem precisa dizer, né?

Sabe aquela limpa no quarto que todos damos antes do ano acabar? Aquela que você sabe que devia ter feito pelo menos uns 3 meses antes, mas sempre adia para quando chega dezembro? Estava eu começando a fazê-la, mexendo na minha pasta de recordações-coisas inúteis-coisas interessantes-coisas fofas-e cia. quando me deparo com um recorte do Jornal do Brasil do dia 6 de dezembro deste ano. Era uma coluna do Osmar Salomão : "Vinicius ajuda a viver" e muitas frases parecem tiradas dos meus mais íntimos pensamentos. Aqui estão elas :


"Faz uns cincos anos que Vinicius de Moraes se tornou, para mim, Vinicius de Moraes. Conhecia o nome, claro, suas músicas, alguns poemas (sobretudo os infantis). Mas tudo apenas de relance.
...
"Uma pessoa que viveu sem se preocupar com padrões e regras vigentes. Pelo contrário, parecia repudiá-los. Queria viver a vida. E vivia com um objetivo em mente: ser feliz. Talvez, por isso, eu não concorde com Chico quando diz não imaginar o poeta nos dias de hoje. Talvez não se tenha mais o ''porralouquismo'' e a mesma inocência dos anos passados. Mas Vinicius parecia não depender disso. Vinicius não era decorrência do lugar em que vivia, ele transformava o lugar, o seu entorno, de acordo com o seu gosto. Ao contrário do que se apregoa, Vinicius não é para ser visto com a nostalgia de um tempo que só existiu na lembrança, mas como um guia, como dica de como se viver a esperança. Como disse Ferreira Gullar, Vinicius ajuda a viver."